Lançado em 1996, o Crash Bandicoot foi o primeiro jogo da série desenvolvida pela Naughty Dog. O game é um clássico de plataforma com um personagem icônico e divertido. O objetivo principal é ajudar o Crash a salvar a sua namorada e deter as investidas dos vilões Dr. Neo Cortex, seu assistente Dr. Nitrus Brio e a mutante criada em laboratório, a mascote do cientista líder Tiny Tiger.

O sucesso do jogo foi enorme e rapidamente se tornou um dos principais títulos do PlayStation, com uma quantidade de vendas esplêndida! Isso levou à criação de sequências igualmente memoráveis. Jogos como Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back e Crash Bandicoot 3: Warped foram aclamados pela crítica por sua jogabilidade intensa e gráficos envolventes.

Crash Bash é um dos jogos mais interessantes da série, pois apresenta um novo tipo de jogabilidade em que é necessário jogar mini jogos divertidos para jogar contra amigos e familiares. Outras sequências, como Crash Team Racing, onde o personagem corre contra outros competidores em carros, e Crash Bash, que traz ao jogador uma experiência arcade devido à dicotomia entre jogar sozinho e jogar em grupo contra outros jogadores, fizeram sucesso na época e, até hoje, continuam atraindo fãs.

Como esquecer Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex e Crash Twinsanity, outra sequência que apresenta tramas mais complexas, como a sua parceria forçada com o vilão Dr. Neo Cortex. Há também Crash Bandicoot: N. Sane Trilogy que traz o remake de todos os três primeiros títulos que foram lançados originalmente no PlayStation 1.

Conforme a tecnologia progredia, surgiram os consoles PS2 e PS3, mas os jogos antigos de Crash Bandicoot continuaram a ser jogados pela legião de fãs leais do personagem. Atualmente, a Playstation lançou um novo jogo do Crash Bandicoot com o nome de “Crash Bandicoot 4: It's About Time”, que traz uma jogabilidade maravilhosa, dando seguimento à tradição estabelecida nos anos 90.

Em resumo, a franquia do Crash Bandicoot pode ter se desenvolvido e expandido consideravelmente desde o seu lançamento original no PS1, mas os jogos originais sempre serão uma experiência incrível para quem procura por nostalgia e diversão. Os jogos do Crash Bandicoot para PS1 foram um clássico de sua época e, até hoje, continuam atraindo fãs em todo o mundo.