O Brasileirão é o campeonato mais esperado pelos amantes do futebol no Brasil e no mundo. Desde 1971, a competição tem sido palco de grandes emoções e rivalidades entre os clubes mais famosos do país. Em 2019, não foi diferente, a edição contou com muito equilíbrio entre as equipes, muitos gols e jogadas espetaculares. Conheça agora a tabela do Brasileirão 2019, classificação e alguns dados interessantes sobre o campeonato.

Classificação Geral

O Flamengo sagrou-se campeão do Brasileirão 2019, conquistando o hexacampeonato do campeonato brasileiro e o segundo título em três anos. O clube carioca impressionou com sua campanha durante toda a temporada, liderando a tabela desde a sexta rodada. O segundo colocado foi o Santos, que fez uma ótima campanha, mas não conseguiu alcançar o Flamengo. Em terceiro lugar ficou o Palmeiras, que foi o atual campeão do Brasileirão, mas não conseguiu repetir o desempenho de 2018.

Os quatro primeiros colocados do Brasileirão ganharam o direito de disputarem a fase de grupos da Libertadores de 2020, enquanto os times que ficaram entre o quinto e o oitavo lugares entraram na fase preliminar. O Corinthians ficou em quarto lugar, sendo o último time a garantir uma vaga para a fase de grupos da Libertadores. Já os times que ficaram do nono ao décimo segundo lugar garantiram uma vaga para a Copa Sul-Americana de 2020.

Curiosidades do Brasileirão 2019

O Brasileirão 2019 contou com algumas curiosidades interessantes. Um fato curioso foi que, pela primeira vez na história do campeonato, dois jogadores dividiram o prêmio de artilheiro. Gabigol, do Flamengo, e Bruno Henrique, também do Flamengo, marcaram 25 gols cada um. Essa marca histórica representa o maior número de gols feitos por um clube em uma edição do Brasileirão, alcançando os 86 tentos.

Outra curiosidade foi que a partida entre Vasco e Flamengo, que aconteceu em 17 de agosto, foi a primeira a contar com a tecnologia do VAR (árbitro de vídeo) no Brasileirão 2019. O uso do VAR gerou muitas discussões entre especialistas e torcedores, mas foi importante para evitar erros capitais durante os jogos.

Resultados e destaques individuais do Brasileirão 2019

O Brasileirão 2019 contou com muitos jogos emocionantes e goleadas. O Flamengo foi o time que mais se destacou na competição, com uma campanha impecável. O clube carioca quebrou diversos recordes durante a edição 2019 do Brasileirão, entre eles o maior número de gols feitos por um time em uma única edição do campeonato.

Indo além do campeão Flamengo, muitos jogadores se destacaram no campeonato, quem mais chamou a atenção foi Gabigol com 25 gols marcados, se tornando artilheiro da competição. Outro jogador que merece destaque é Dudu, do Palmeiras, que pouco falado conseguiu marcar 13 gols e ter a soberana marca de mais assistências na competição. Também vale ressaltar o grande momento do lateral direito Rafinha, do Flamengo, que se tornou um nome forte nas convocações da seleção brasileira e fez uma ótima temporada.

Conclusão

O Brasileirão 2019 foi uma das edições mais emocionantes e disputadas do campeonato brasileiro. O Flamengo fez uma campanha histórica, quebrando recordes e vencendo com muita autoridade. Mas, além do campeão, outros times e jogadores se destacaram na competição, e trouxeram muitas alegrias para os torcedores em todo o país. Esperamos que na edição de 2021 tenhamos ainda mais gols, jogadas espetaculares e muita emoção.